eletroerosao
ELETROEROSÃO A FIO E POR PENETRAÇÃO
São José dos Campos – SP
2014
SUMÁRIO 1. Introdução 3
2. Desenvolvimento 4
2.1. Definição 4
2.2. Princípio de remoção 4
2.3. Eletroerosão por penetração - características 4
2.4. Eletroerosão por penetração - aplicações 4
2.5. Eletroerosão a fio - características. 5
2.6. Eletroerosão a fio - aplicações 5
3. Conclusão 6
4. Referencia 7
5. Anexo 8
1. INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é mostrar a todos a importância desse método de fabricação de peças mais complexas em materiais condutores elétricos, especialmente aqueles de alta dureza, e de dimensões diminutas difíceis de serem usinados por processos tradicionais de usinagem, e assim podemos classificar a eletroerosão em duas partes: eletroerosão a fio e por penetração.
2. DESENVOLVIMENTO
1.
2.
2.1. Definição:
É um processo térmico de fabricação caracterizado pela remoção de material consequente a sucessões de descargas elétricas que ocorrem entre um eletrodo e uma peça, através de um líquido dielétrico. Conhecida pela sigla EDM (Eletrical Discharge Machining), a eletroerosão é um processo para fabricação de peças isoladas, no máximo para pequenas séries.
1.
2.
2.1.
2.2. Princípio da Remoção:
A remoção do material da peça é realizada pela micro fusão em uma porção localizada da peça, através de uma descarga elétrica caracterizada por descargas elétrica não estacionárias (faíscas) aplicadas em pequeníssimos intervalos de tempo em locais diferentes. É um processo de conformação em que o eletrodo ferramenta produz a sua imagem no eletrodo peça, esse processo é efetuado sob um líquido não condutor de eletricidade (dielétrico).
1.
2.
2.1.
2.2.
2.3. Eletroerosão por penetração CARACTERÍSTICAS:
Imagens do eletrodo transferidas à peça;
Mecanismos de furar e gravar;
Avanço no eixo Z; A máquina de eletroerosão por penetração CNC funciona com um