neoliberalismo
Entretanto, a hegemonia não foi plena porque o modelo neoliberal também falhou, no caso porque: O crescimento econômico ficou abaixo do esperado, houve incentivo a especulação financeira, os gastos do Estado com desempregados e pensões aumentaram e, ainda como conseqüências das medidas econômicas, aumentou o grau de desigualdade e de pobreza.
No caso latino americano destaca como elemento importante para a compreensão do êxito do ideário neoliberal tanto a existência de regimes autoritários quanto, quando o país é democrático, pela hiperinflação. Assim, as reformas neoliberais parecem mais aceitáveis num quadro coercitivo, seja este político ou de coerção econômica.
O neoliberalismo “trata-se de um corpo de doutrinas coerente, autoconsciente, militantes, lucidamente decidido a transformar todo o mundo a sua imagem, em sua ambição estrutural e sua extensão internacional. Eis aí algo muito mais parecido ao movimento comunista de ontem do que ao liberalismo eclético e distentido do século passado”. Assim, a tese que o neoliberalismo não é uma simples volta ao liberalismo clássico se fundamenta ainda mais. a proposta neoliberal tem encontrado legitimação por via democrática. Isso é fundamental para o estabelecimento de alternativas contra o modelo neoliberal.
destaca-se a importância de se analisar as mudanças culturais em nível planetário, articulando-as as novas formas de organização do capital.