Eletroerosão
Assunto:
USINAGEM POR ELETROEROSÃO
USINAGEM POR ELETROEROSÃO
Eletroerosão:
A eletroerosão baseia -se na destruição de particulas metálicas por meio de descargas elétricas, este é um processo complexo e em grande parte não visível.
Data de meados do século XVIII a descrição de um processo para obtenção de pó metálico mediante descargas elétricas,
USINAGEM POR ELETROEROSÃO
A máquina:,
CABEÇOTE
PAINEL DE COMANDO E
GERADOR DE POTÊNCIA
MANDRIL
TANQUE DE USINAGEM
ELETRODO
FIXADORES OU
MORÇA
MESA
RESERVATÓRIO DE DIELÉTRICO E SISTEMA DE FILTRAGEM
USINAGEM POR ELETROEROSÃO
MANDRIL PARA FIXAR
O ELETRODO
PRISMA MAGNÉTICO
UTILIZADO PARA FIXAÇÃO
ELETRODO É A FERRA
MENTA QUE PRODUZ A
EROSÃO
CANAIS DO LÍQUIDO
DIELÉTRICO
PEÇA QUE ESTÁ SENDO
USINADA
USINAGEM POR ELETROEROSÃO
Como ocorre a eletroerosão por penetração?
Peça e eletrodo são merguladas num recipiente que contem um fluido isolante ( DIELÉTRICO ),tanto a peça quanto o eletrodo são ligados a uma fonte de corrente contínua.Por meio de cabos, geralmente o eletrodo tem polaridade positi va e a peça a ser usinada tem polaridade negativa, um dos cabos está conectado a um interruptor que aciona o fornecimento de energia para o sistema.
Ao ser ligado o interruptor, forma -se uma tensão elétri ca entre o eletrodo e a peça. De início não há passagem de corrente já que o dielétrico atua como um isolante.
USINAGEM POR ELETROEROSÃO
Quando o espaço entre a peça e o eletrodo é diminuído até uma distância determinada, o dielétrico passa a atuar como condutor, formando uma “ ponte” de ions entre o eletrodo e a peça.
Produz-se então uma centelha que superaquece a superfície do material dentro do campo de descarga, fundindo - a. Esti ma - se que, dependendo da intensidade da corrente aplicada, a temperatura na região da centelha possa variar entre 2500 e 50.000ºC
USINAGEM POR ELETROEROSÃO
O processo de erosão ocorre