eletrodeposição do cobre
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
IC- 396 FÍSICO QUÍMICA EXPERIMENTAL
PROFº: ANTÔNIO LUCIANO BAIA NETO
RELATÓRIO 6
ELETRODEPOSIÇÃO DO
COBRE
Renata Moreira Jorge - 200764020-1
Introdução
Leis de Faraday
Michael Faraday estabeleceu algumas relações quantitativas conhecidas como leis de Faraday para a eletrólise.
1. A quantidade de substância produzida pela eletrólise é proporcional à quantidade de eletricidade utilizada
2. Para uma dada quantidade de eletricidade a quantidade de substância produzida é proporcional à sua massa equivalente.
Eletrólise é o processo no qual uma reação termodinamicamente não espontânea (ΔG>0), é forçada a ocorrer pelo fornecimento de energia de uma fonte externa. Essas reações frequentemente resultam na decomposição de um composto para formar os seus elementos. Aplica-se uma tensão a um par de eletrodos inertes imersos em uma solução. A eletrólise só acontece se a tensão aplicada exceder a tensão da pilha, originária da reação espontânea, e, esta tensão é chamada de potencial de decomposição da solução.
1 F = 1 mol de e- ≈ 96500 C
1 A = 1 C/seg O emprego de banhos eletroquímicos a base de cobre em meio alcalino é de grande importância na indústria galvânica1. A principal aplicação de revestimentos alcalinos de cobre,é atuar como pré-camada para revestimentos posteriores de níquel e/ou cromo sobre substratos ferrosos, onde a aplicação direta de processos galvânicos com baixo valor de pH não é possível. Banhos de cobre alcalinos a base de complexantes orgânicos contendo cianetos tem sido empregado há muitos anos, devido às ótimas propriedades químicas e morfológicas dos depósitos