Marketing - Gestão
Para fazer um trabalho eficaz de marketing, faz-se necessário compreender as atitudes, hábitos e vontade dos consumidores da empresa, para quem se devem ajustar os produtos e serviços. Dessa forma, para atender aos 4 Ps do marketing, é preciso estar atento à concorrência, à qualidade dos fornecedores, à atuação dos profissionais da empresa e à imagem que a marca constrói a cada dia. “O ambiente em que a organização está inserida é, portanto, elemento vetor de oportunidade ou prejuízo para a empresa” (Gobe).
Kotler (2000) propôs uma nova visão do papel do marketing dentro da empresa, onde o cliente passa a ter função controladora e, o marketing, função integradora.
Com a mudança do mercado e a ampliação de ofertas, o cliente não é mais fiel a uma única marca, principalmente se ela não demonstrar uma quantidade maior de valores que os já tradicionais. E este consumidor está agindo de acordo com seus valores, quanto exerce o poder de compra.
Com o avanço da internet e das redes sociais, além das várias possibilidades do marketing digital, os consumidores se tornam também bons “anunciantes” em suas publicações. Foi nesta onda que a empresa de picolés Diletto apostou sua estratégia de marketing.
Em 1922, Vittorio Scabin comemorava a abertura de sua primeira sorveteria, em um pequeno vilarejo de Sappada, na região do Vêneto. O empresário usava gelo e frutas frescas para produzir seus sorvetes artesanais. As instabilidades no continente europeu e a falta de perspectiva fizeram com que Vittorio cruzasse o oceano para tentar a vida no Brasil.
Passados mais de 80 anos, seu neto resolveu então reabrir a pequena empresa do avô. Investiram em algo sofisticado para atrair a atenção dos clientes. E deu certo. A embalagem é simples, mas