Gestão de marketing
As diferentes orientações da empresa face ao mercado são:
Orientação de Produção: Sustenta que os consumidores preferem os produtos acessíveis, disponíveis e produzidos em larga escala. Portanto, a gestão de marketing deve ter como objectivo melhorar a eficiência de produção e distribuição. Esta orientação é, ainda, uma das mais antigas orientações que guiam os vendedores. Apesar de ser útil em algumas situações, pode levar à miopia de marketing, ou seja, as empresas correm o grande risco de se concentrarem demais nas suas próprias acções e de perderem de vista os seus verdadeiros objectivos - satisfazer as necessidades dos clientes e construir relacionamentos com eles.
Orientação de Produto: Sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que apresentem mais qualidade, desempenho e características inovadoras. Segundo este conceito, a estratégia de marketing concentra-se em promover aperfeiçoamentos contínuos nos seus produtos. No entanto, concentrar-se apenas nos produtos da empresa pode também levar à miopia de marketing.
Orientação de Vendas: Muitas organizações seguem a orientação de vendas, segundo o qual os consumidores comprarão uma quantidade maior de produtos se a empresa vender em larga escala e realizar promoções. Esta orientação é normalmente utilizada quando se trata de bens não essenciais - aqueles que os compradores normalmente não pensam adquirir, como, por exemplo, seguros e enciclopédias.
Porém, acarreta altos riscos, pois é voltada para a criação de transacções de vendas, e não para a construção de relacionamentos lucrativos e de longo prazo com os clientes. O objectivo é com frequência vender o que produz, em vez de produzir o que o mercado quer pois, presumem que os clientes que forem persuadidos a comprar um produto irão gostar dele ou, se não gostarem, possivelmente esqueçem o despaontamento