Eletricidade
Realizar os ensaios em vazio e de curto-circuito no transformador, e determinar os parâmetros representativos da impedância de excitação do núcleo e a impedância de curto-circuito do transformador.
Introdução Teórica
O transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões, correntes e ou de modificar os valores das Impedância elétrica de um circuito elétrico. Trata-se de um dispositivo de corrente alternada que opera baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz. Os transformadores são constituídos das seguintes partes, a figura 01 abaixo demonstra essas partes: - Um núcleo de ferro; - Enrolamentos (primário e secundário); - Isolamento entre os enrolamentos.
[pic]
Figura 01 – Demonstrativo das principais partes do transformador
O transformador consiste de duas ou mais bobinas ou enrolamentos e um "caminho", ou circuito magnético, que "uni" essas bobinas. Há uma variedade de transformadores com diferentes tipos de circuito, mas todos operam sobre o mesmo princípio de indução eletromagnética, ou seja, alimentando a bobina primária com corrente alternada produz um campo magnético alternado, as linhas de força são conduzidas pelo núcleo que submete a bobina secundária a ação deste campo e o campo magnético variável induz uma corrente elétrica na bobina secundária. Há dois modelos construtivos de transformadores o tipo saell (núcleo envolvente) figura 02 e o tipo core (núcleo envolvido – utilizaremos esse tipo de transformador) figura 03.
[pic]
Figura 02 – Transformador de núcleo envolvente (Tipo Saell)
[pic]
Figura 03 – Transformador de núcleo envolvido (Tipo Core) Os transformadores de núcleo envolvente têm maior resistência mecânica que os de núcleo envolvido, e esta