As praticas corporais do contexto do lazer: possibilidade de inserção
O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso. Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas. Algumas competições como, a maratona, são realizadas em vias públicas. O nome atletismo é originada da palavra grega “athi” que quer dizer, competição.
* Corridas * Saltos
Corridas
Embora exista algo de estratégia e uma técnica implícita, a corrida é uma prática que envolve basicamente o bom condicionamento físico do atleta.
Provas de Velocidade * · 100 m rasos * · 200 m rasos * · 400 m rasos * · Revezamento 4 x 100 * · Revezamento 4 x 400 * Saída: com forte impulso e o torso inclinado, perto do solo. * Aceleração: joelhos no alto, braços movendo-se rapidamente de cima abaixo, com o corpo erguido. * Final: ereto, corre sobre a ponta dos pés. A passagem do torso determina a chegada.
* Largada:Um mecanismo eletrônico no revólver reage ao disparo e ativa o sistema de cronometragem. Antes o juiz de saída dá dois comandos: "Aos seus lugares!" e "Prontos!" * Bloco de saída: Dá maior impulso e velocidade ao arranque do corredor. A distância entre os blocos é regulável para adaptar-se à estrutura física e à técnica de largada do atleta. * São frequentes as queimadas, quando o atleta sai antes do tiro de largada, que é o sinal dado para começar a prova. Nas provas mais longas a largada não tem um papel tão decisivo, e os atletas costumam sair para a corrida em uma posição mais natural, em pé.
* Provas com Obstáculos * · 100 m com barreiras * · 110 m com barreiras * · 400 m com barreiras * · 3000 m com