Resumo do livro - Educação Física Escolar – Suraya Darido e Luiz Sanches Neto
Clayton M. Fernandes - 2º A
Livro:- Educação Física Escolar – Suraya Darido e Luiz Sanches Neto
RESUMO
O contexto da educação Física na Escola - Cap. 1
Introdução
Os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modificando ao longo dos últimos anos, e todas as tendências, de algum modo, ainda influenciam a formação do profissional e suas práticas pedagógicas.
Neste texto, o objetivo é apresentar cada uma das abordagens que foram construídas pela Educação Física.
1.1 O contexto anterior ao surgimento das novas concepções a partir da década de 1980
A introdução da Educação Física oficialmente na escola ocorreu no Brasil em 1851 com a reforma Couto Ferraz, embora a preocupação com a inclusão dos exercícios físicos na Europa, remonte ao século XVIII, com Guths Muths, J.J. Rosseau, Pestalozzi e outros. (BETTI, 1991)
Na reforma realizada pelo Rui Barbosa em 1982, houve uma recomendação que a ginástica fosse obrigatória para ambos os sexos e oferecidas em Escolas Normais.
1.1.1 Higienismo e militarismo
A concepção da Educação Física na perspectiva de muitos autores era chamado de higienismo. A preocupação central era com os hábitos de higiene e saúde, valorizando o desenvolvimento físico e moral a partir do exercício.
Com a necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgem os métodos ginásticos. Os principais responsáveis por estas propostas foram o sueco P.H. Ling, o francês Amorós e o alemão Spiess.
Tanto o higienismo, quanto o militarismo da Educação Física era considerado uma disciplina essencialmente prática.
Após as grandes guerras, influenciado pelo educador americano Dewey, seu discurso predominante era: “A Educação Física é um meio da educação”.
1.1.2 Esportivista
A Educação Física era associada a ginástica e métodos calistênicos na época da 1ª Guerra Mundial, principalmente por