Trab
PROFESSORA: Sandra.
ALUNA:Keli Dorta de Oliveira
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
EDUCAÇÃO FÍSICA.
1ª PARTE:
CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Histórico
No século passado, a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe médica.
Visando melhorar a condição de vida, muitos médicos assumiram uma função higienista e buscaram modificar os hábitos de saúde e higiene da população.(...) A Educação Física, então, favoreceria a educação do corpo, tendo como meta a constituição de um físico saudável e equilibrado organicamente, menos suscetívelàs doenças.(...)Além disso havia no pensamento político e intelectual brasileiro da época uma forte preocupação com a eugenia.(...) Como o contingente de escravos negros era muito grande, havia o temor de uma“mistura” que “desqualificasse” a raça branca.(...) Dessa forma, a educação sexual associada à Educação Física deveriam incutir nos homens e mulheres a responsabilidade de manter a “pureza” e a “qualidade” da raça branca.
Embora a elite imperial estivesse de acordo com os pressupostos higiênicos, eugênicos e físicos,havia uma forte resistência na realização de atividades físicas por conta da associação entre o trabalho físico e o trabalho escravo.(...)Qualquer ocupação que implicasse esforço físico era vista com maus olhos,considerada “menor”.(...) Essa atitude dificultava que se tornasse obrigatória a prática de atividadesfísicas nas escolas.
No ano de 1851 foi feita a Reforma Couto Ferraz, a qual tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte.
Em 1882, Rui Barbosa deu seu parecer sobre o Projeto 224 — Reforma Leôncio de Carvalho,Decreto n. 7.247, de 19 de abril de 1879, da Instrução Pública —, no qual defendeu a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação dos professores de ginástica aos das outras disciplinas.
No início deste século, a Educação Física, ainda sob o nome de ginástica, foi incluída noscurrículos dos Estados da