As práticas corporais do contexto do lazer: possibilidades de inserção”
Título:
“As práticas corporais do contexto do lazer: possibilidades de inserção”
Centro Universitário Claretiano
Curso de Licenciatura em Educação Física
Disciplina: Estudos em lazer e jogos
Professora:
São José dos Campos
11/04/2013
1º Etapa
1º Local observado
1) Nome do pesquisador:
2) Local pesquisado: Parque da Cidade São José dos Campos
3) Área disponível para as práticas: Uma grande área verde com 960.000 m² com trilhas para caminha e corridas, gramados para jogos esportivos e brincadeiras ao ar livre.
4) Data da observação: 05/05/2013.
5) Horário: 09h00min
6) Atividades realizadas:
Caminha esportiva: Praticadas principalmente por pessoas de meia idade e idosos, os materiais usados pelos praticantes nessa atividade são: tênis apropriados para pratica, roupas leves, boné, alguns passam protetor solar e carregam uma garrafinha com água. Por ser uma área muito extensa é difícil calcular a quantidade de pessoas, mas estimo que nesse horário ultrapassem 50 pessoas. A atividade e praticada de forma ritmada, mas descontraída a maioria das pessoas fazem as caminhadas em dupla ou casais.
Corrida ou Cooper: Praticado por pessoas de menor idade deste adolescentes a pessoas de meia idade os materiais usados pelos praticantes nessa atividade são: tênis apropriados para pratica, roupas leves, em média umas 10 pessoas praticavam a corrida dessas pessoas 2 faziam de forma mais competitiva em ritmo mais acelerado, essa atividade era feita individualmente pela maioria dos praticantes.
Alongamento: Praticados por todas as faixas de idade, mas principalmente pelos corredores algumas pessoas que estavam envolvidas apenas nas caminhadas alongavam também. O material utilizado por eles eram os mesmos descritos em corrida e caminhada no total foram 17 pessoas que o fizeram no tempo de observação, utilizavam bancos, troncos de arvore e parquinhos infantis