Eletricidade
Técnico em Eletromecânica
Disciplina de Mecânica
Professor: João Guerra Júnior
Aluno: Alessandro Ribeiro de Jesus
Usina Hidroelétrica de Itaipu
Cascavel, Maio de 2013
ITAIPU
As hidrelétricas são responsáveis pela maior parte da energia consumida no Brasil. Esse tipo de energia por serem barata, limpa e abundante no território brasileiro é considerado uma das soluções para os problemas do Brasil com necessidade de mais energia elétrica para o desenvolvimento do país.
O Brasil tem a segunda maior hidrelétrica do mundo, a Itaipu Binacional que gera muitos empregos as pessoas da região. Itaipu sozinha supre 24% da energia consumida no Brasil e 95% da energia consumida no Paraguai.
A possibilidade de construção de hidrelétricas no Brasil pode gerar muitos empregos e mais cursos especializados na área além do desenvolvimento de tecnologia.
Principais Vantagens: É uma energia limpa, ou seja, não emite gases poluentes da queima de combustível, é uma energia renovável, ele se renova eternamente, assim não há preocupações com o seu esgotamento, é uma fonte de energia barata, no Brasil, por exemplo, é uma boa opção por causa da quantidade de recursos fluviais disponíveis com grande vazão e por causa dos vários acidentes geográficos (montanhas, cachoeiras…), não há gasto com combustível.
Principais desvantagens: Para fazer uma hidrelétrica é necessário fazer um lago artificial, o que inunda grandes áreas de biomas naturais (florestas, savanas…), devido à decomposição da vegetação submersa são emitidas consideráveis quantidades de metano que contribui 21 vezes mais com o aquecimento global que o metano. é necessária a mudança de local das pessoas que moram nos territórios que sediarão a usina. No Brasil mais de 330 mil pessoas já saíram de suas casas por esse motivo, altera levemente alguns detalhes no ambiente como a umidade e o ciclo das chuvas o que pode causar problemas ao ecossistema