Eletricidade
A matéria é constituídas por átomos.cada átomo é formada de partículas ainda menores,como prótons, prótons nêutrons e elétrons. elétrons Todo átomo eletricamente nêutron tem o mesmo numero de Prótons e elétrons.
Para eletrizar um corpo é necessário que o numero de elétrons se torne diferente do numero de prótons nos átomos que formam esse corpo. É importante perceber que é possível desequilibrar eletricidade.Um Átomo alterando a quantidade de elétrons, e não de prótons.
Quando eletrizamos um corpo, ele passa a ter eletricidade estática. Eletricidade estática é: quando as cargas elétricas se acumulam em um corpo e não se movimentam. Se as cargas elétricas estiverem em movimento, outros fenômenos físicos surgem, e entramos na eletrodinâmica.
Podemos concluir que: • Cargas de sinais diferentes tendem a se atrair. • Cargas de sinais iguais tendem a se repelir.
Eletrodinâmica é quando as cargas elétricas estão em movimento. Ex.: rede de luz elétrica (poste).
Materiais Isolantes são Isolantes: matérias com arranjo atômico ou molecular que dificulta a movimentação de seus elétrons .
Materiais Condutores Condutores: São materiais que possuem “mar de elétrons livres” em sua estrutura.
A Corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas dentro de um caminho fechado, que recebe o nome de circuito elétrico. No caso de condutores metálicos, são os elétrons que se “movimentam”, enquanto nas soluções iônicas e nos gases ionizados há movimento de cargas positivas (cátions) e negativas (ânions).
Contínua: Contínua: em que os elétrons se movimentam num único sentido no