Resumo de sociologia
Criador: Augusto Comte
Sociologia é o estudo do social ou estudo da sociedade. Para alguns, poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros, a expressão teórica dos movimentos revolucionários. A sociologia é o conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social.
Mudanças sociais que provocaram o surgimento da Sociologia: Revolução Industrial e Revolução Francesa.
Revolução Industrial: ocorreu na Inglaterra. Pontos fortes: sociedade capitalista, novas formas de organização social, desintegração de instituições e costumes reinantes, máquinas que destruíam os pequenos artesãos, nova conduta e relação de trabalho, mulheres e crianças em jornadas desumanas de trabalho, êxodo rural, grandes cidades produtoras e exportadoras, além de surtos de epidemias, prostituição, criminalidade, etc.
Revolução Francesa: foi baseada nos ideais racionalistas e iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade. Ocasionou em novas maneiras de pensar sobre as instituições sociais. Houve a promulgação de uma legislação (código civil, direito dos homens) onde havia a divisão igualitária de propriedade, responsabilizou o Estado pela educação, surgimento dos contratos, acabou com antigos privilégios de classe e incentivou o empreendedorismo, beneficiando a nova classe a tomar o poder: a burguesia (capitalista), que também garantiu sua autonomia diante da Igreja (quebra da hierarquia).
PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
A Sociologia surgiu para sistematizar os fenômenos sociais quando fossem problemas para a sociedade. É a única que tem como tema central as interações sociais. Ela observa além das aparências das ações humanas e das organizações. Preocupa-se em explicar como as atitudes e os comportamentos das pessoas são influenciados pela sociedade em geral. Ajuda o indivíduo a buscar seu direito, estabelecer seus deveres, a promover o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida.
O ser humano