Administração
GESTÃO DA SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
Trabalho Final da Disciplina
Administração Geral em Saúde
Cabo Frio
2012
Elbert de Mello Vidal
Teoria da Administração na Área de Saúde
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Administração Geral em Saúde para obtenção de avaliação.
Cabo Frio
03/12/2012
As teorias gerais da administração surgiram no inicio do século XX, com o campo da racionalização do trabalho, ficando assim conhecidas como a Escola da Administração Científica e a Escola Clássica da Administração.
Um dos fundamentos dessas Escolas era a postulação de que o homem é um ser fundamentalmente racional, e a partir dessa premissa, conclui-se que o homem pode sempre escolher a melhor ação a seguir, ou seja, aquela que maximiza os resultados de sua decisão.
A Teoria da Administração Científica iniciada por Taylor fundamenta-se na aplicação de métodos da ciência positiva, racional e metódica aos problemas administrativos, a fim de alcançar a máxima produtividade.
Essa teoria provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial.
O hospital, acompanhando os princípios da administração científica, se organizou pautado nesses princípios e, assim a saúde surgiu como um dos mecanismos de cuidar da força de trabalho e como no trabalho em geral, a concepção se separa do momento da execução, a saúde também sofreu essa divisão em trabalho mais intelectual, representado pelo trabalho médico e trabalho manual, que ficou a cargo da enfermagem.
Partindo do ponto de vista da contextualização da influência das teorias administrativas na saúde, tem-se que a Teoria Científica surgiu durante o período industrial, objetivando a aplicação dos métodos científicos aos problemas da administração.
Esse modelo intitulado taylorista, também denominado Racionalidade Gerencial, centrou-se na tarefa visando o máximo de produtividade, através da divisão do trabalho, da especialização do operário e