eletricidade
1ª Parte: Resistores e Código de Cores
1. Objetivos
Ler o valor nominal de cada resistor por meio do código de cores;
Determinar a máxima potência dissipada pelo resistor por meio de suas dimensões físicas.
2. Material utilizado
1 Multímetro digital;
5 resistores (diversos valores e tamanhos).
3. Teoria
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica por meio de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade o ohm [Ω], onde encontramos como múltiplos mais usuais:
Quilo-ohm (KΩ) : 1KΩ = 10³ Ω
Mega-ohm(MΩ) : 1MΩ = 106 Ω
Classificamos os resistores em dois tipos, sendo fixos e variáveis. Os resistores fixos são aqueles cujo valor da resistência não pode ser alterado, enquanto as variáveis têm a sua resistência modificada dentro de uma faixa de valores por meio de um cursor móvel.
Os resistores fixos são comumente especificados por três parâmetros: o valor nominal da resistência elétrica, a tolerância, ou seja, a máxima variação em porcentagem do valor nominal, e a máxima potencia elétrica dissipada.
Exemplo: Tomemos um resistor de 100Ω ± 5% - 0,33W. Isso significa que possui um valor nominal de 100Ω, uma tolerância sobre esse valor de mais ou menos 5% e pode dissipar uma potência de no máximo 0,33 watts.
Dentre os tipos de resistores fixos destacamos os de fio, de filme de carbono e de filme metálico.
Resistor de fio
Consiste basicamente em um tubo cerâmico que serve de suporte para enrolarmos um determinado comprimento de fio, de liga especial para obter o valor de resistência desejado. Os terminais desse fio são conectados às braçadeiras presas ao tubo. Além deste, existem outros tipos construtivos esquematizados, conforme é mostrado na figura 1.1.
Figura 1.1 Resistores de fio.
Os resistores de fio são encontrados com valores de resistência de alguns ohms até alguns quilo-ohms, e são aplicados