Eletricidade
A importância da geração, da transmissão e da distribuição seguras de eletricidade ganhou destaque quando se tornou aparente que a eletricidade era útil para fornecer o calor, a luz e a energia em geral para as atividades humanas. A geração de energia descentralizada tornou-se altamente atrativa quando se reconheceu que as linhas de energia elétrica em corrente alternada podiam transportar a eletricidade com baixos custos por grandes distâncias.
O sistema de energia elétrica foi concebido com a finalidade de alimentar as tecnologias humanas. As primeiras usinas geradoras de energia utilizavam madeira como combustível, hoje são utilizados principalmente o petróleo , o gás natural , o carvão , o potencial hidroelectrico e nuclear, ainda em pequena escala o hidrogênio, a energia solar, e a geradores do vento.
Métodos de gerar eletricidade
As turbinas girando unidas aos geradores elétricos produzem a eletricidade. As turbinas podem ser movidas usando o vapor, aágua, o vento ou outros líquidos como um portador de energia intermediário. As fontes de energia mais comuns são as térmicas, combustíveis fosseis, reatores nucleares, para a gerarção de vapor, e da energia potencial gravitacional das barragens das usinas hidroelétricas. As pilhas produzem a eletricidade pelas reações de óxido-redução com uma variedade de produtos químicos.
O mundo confia principalmente no carvão e no gás natural para fornecer energia. As exigências elevadas da Energia nuclear em termos de segurança devido aos altos riscos envolvidos impediram a proliferação desse tipo de estrutura na America do Norte desde 1970.
As turbinas de vapor podem produzir energia usando o vapor produzido das fontes geotermicas, da energia solar , dos reatores nucleares, que usam a