Eletrica
Figura 3.1 Flip-flop tipo D utilizado no armazenamento de um bit.
Podemos observar que o valor lógico que está atualmente presente em A é transferido para o FF B na transição negativa do pulso transfer. Portanto, após esta transição, a saída B terá o mesmo valor de A. Estudaremos apenas aplicações envolvendo FF tipo D, porém outros FF podem ser utilizados, desde que sejam analisadas suas características.
Curso de Lógica Sequencial – Cap. 3: Circuitos Sequenciais I: Registradores
|
Prof. Marcelo Wendling
40 3.2. Transferência Serial de Dados: Registradores de Deslocamento (Reg. ESSS) O grupo de FF é organizado de modo que os números binários a serem armazenados sejam deslocados de um FF para o FF seguinte, a cada pulso de clock.
3.2.1. Transferência Dados
Registrador
Consiste em inserir dados na entrada do registrador, respeitando o número de bits, e efetuar o número de pulsos de clock necessários para que todo o dado seja inserido no registrador. A figura 3.2 mostra um registrador ESSS de 4 bits, um FF para cada bit a ser armazenado.
Figura 3.2 Registrador ESSS de 4 bits.
Observe que os FF estão conectados de tal modo que o valor da saída X3 é transferido para X2, o de X2 é transferido para X1 e o de X1 para X0. Isto significa que, quando ocorre uma transição negativa do pulso de deslocamento, cada FF assume o valor armazenado anteriormente pelo FF que está à sua esquerda.
Exemplo: Possuindo o dado 1102, escreva a tabela verdade da transferência de dados para