Análise do filme tempos modernos
Análise do filme “Tempos Modernos” – Charles Chaplin –
Conforme os princípios da Administração Científica
Baseado na Revolução Industrial, o filme “Tempos modernos” faz uma crítica de forma divertida dos maus tratos aos operários da época, assim chamando atenção dos telespectadores pela falta de humanização que se estende até os dias atuais.
1- A ideia central do filme é contar um pouco sobre a história da indústria; colocando em destaque a desumanização e a comparação do homem com máquinas.
2- Charles Chaplin, também conhecido como “Carlitos”, foi ator, cineasta, dançarino, diretor e produtor inglês.
Nasceu em Londres, Inglaterra em 06 de abril de 1989;
Seu personagem mais marcante em sua carreira foi “O vagabundo”.
3- O Filme retrata a rotina de trabalho desgastante vivida pelos operários, que eram limitados à execução de uma única tarefa, contínua e repetitivamente, sendo exigidos ao máximo, colocando em prática a divisão das tarefas e especialização dos operários. O controle e acentuado dos operários era feito pelo presidente que através de vídeo e áudio monitorava o que acontecia na indústria, passando ordens ao capaz que era um supervisor responsável pelo controle do ritmo e adequação das tarefas, além de ser responsável pela eliminação de ocorrências externas que pudessem atrapalhar o trabalho. O presidente ditava as ordens, o capataz aplicava e os operários executavam, ficando visível o desenho de cargos e tarefas. O operário da época era comparado a uma engrenagem, trabalha sob pressão e estresse, era visto como um complemento das máquinas que absorviam completamente, sendo necessário o máximo de esforço, ocasionando o desgaste físico e psicológico.
4- A pressão exercida nos operários com a questão de tempo e metas ainda ocorre nos dias atuais, vemos isso claramente com agentes de telemarketing.
5- As competências emocionais que o personagem principal possui são: Auto-regulação - merecer