Bhedd
416 palavras
2 páginas
As relações entre o Homem e o Estado AristótelesProblema : O que legitima a autoridade do Estado?
No domínio da ação não basta que começamos teoricamente o que é a virtude, é necessário po-la em prática. É preciso esforçarmo-nos para nos tornarnos pessoas de bem para melhorar a nossa natureza.
Segundo ele a maioria das pessoas não age moralmente por inclinação natural mas por medo dos castigos. Para isso encontraram 2 soluções, o hábito e a educação. Por isso concluiu que era preciso leis. A atividade jurídica e política está unida à moral uma vez que o fim último é a virtude. Isso pode ser alcançado através da prática das virtudes como a amizade e o auto domínio.
Moral e política não é a mesma coisa pois a moral destina-se à educação da coletividade enquanto a política destina-se à educação do indivíduo. O Estado é superior ao cidadão porque 1 ser vivo social só realiza a satisfação de todas as necessidades através do Estado porque não pode aperfeiçoar-se sem a comunidade.
Para desenvolver a razão do ser humano é necessário a comunicação para o ser vivo social se tornar um ser humano.
O que torna uma comunidade ou cidade coesa é a amizade e ad dimensão jurídica. Logo a amizade é a base da coesão social e a justiça é a base da harmonia da Cidade. O que legitima a autoridade do Estado são as potencialidades oferidas pela em comunidade organizada.
Grécia Clássica
A cidade é uma comunidade dialógica e auto suficiente, que é promover a qualidade de vida, o bem comum, proporcionar aos cidadãos a satisfação dos interesses comuns e proporcionar ao individuo a valoração da sua natureza.
Na Grécia Clássica havia uma espécie de sistema em que os escravos que cobriam a aldeia e trabalhavam nos campos agrícolas não tinham direito ao voto, assim como as mulheres que só tinham a função de procriar e cuidar das crianças. E havia os estrangeiros que andavam pela cidade. Graças aos laços afetivos da amizade e a prática da justiça