Eletrica residencial
Para determinar a carga de uma instalação elétrica residencial, devem-se somar todas as cargas elétricas previstas para: as tomadas de uso geral, a potência das lâmpadas e dos demais equipamentos elétricos.
A Norma vigente da ABNT, a NBR 5410/97 “Instalações Elétricas de Baixa Tensão” determina que a previsão de cargas em VA (Volt Ampère) dos equipamentos deverá ser de acordo com as seguintes prescrições a seguir.
Tomadas de Uso Geral
• Em banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias: para as 3 (três) primeiras tomadas, a carga mínima por tomada a ser considerada, deverá ser de 600 VA. A partir da quarta tomada (se existir), deverá ser considerada a carga mínima de 100 VA para cada tomada.
IMPORTANTE: A determinação da carga deverá ser feita, considerando cada um desses cômodos separadamente;
• Em subsolos, garagens, sótão, varandas: deverá ser prevista no mínimo uma tomada de 1.000 VA;
• Nos demais cômodos ou dependências, no mínimo 100 VA por tomada.
Tomadas de Uso Específico
• Considerar a carga do equipamento elétrico a ser ligado, fornecida pelo fabricante;
• Ou então, calcular a carga a partir da tensão nominal, da corrente nominal e do fator de potência (ver subitens 1.11 página 21 e 1.12 página 27) do equipamento elétrico.
Iluminação
A iluminação adequada deve ser calculada de acordo com a Norma vigente NBR 5413/92 “Iluminação de Interiores”, da ABNT. Entretanto a Norma NBR 5410/97 estabelece como alternativa que para determinar as cargas de iluminação em unidades consumidoras residenciais, poderão ser adotados os seguintes critérios:
• Em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6 m2 deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA;
• Em cômodos ou dependências com área superior a 6 m2 deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m2, acrescidas de 60 VA para cada aumento de 4 m2.
IMPORTANTE: Os valores apurados correspondem à potência