Elétrica residencial
A energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho. Essa forma de energia pode ser obtida através da energia química ou da energia mecânica. Através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica.
Ela é obtida através da aplicação de uma diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, gerando uma corrente elétrica entre seus terminais. Hoje em dia a energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo.
A principal função da energia elétrica é a transformação desse tipo de energia em outros tipos, como, por exemplo, a energia mecânica e a energia térmica.
No sistema internacional (SI), a energia elétrica é dada em joule (J), porém, a unidade de medida mais utilizada é o quilowatt-hora (kWh).
No Brasil, 98% da energia elétrica produzida vêm das usinas hidrelétricas, e o restante é a combinação das usinas nucleares (Angra I e Angra II) e das fontes de energias renováveis (Termoelétricas e energia Eólica).
O Caminho Da Energia Elétrica
O caminho que a energia percorre desde as usinas – onde é gerada – passando pelas torres transmissoras até as nossas casas é complexo. Após a geração e a transmissão, ela passa pelas subestações de energia, de onde é distribuída para os consumidores. Esse percurso pode ser feito por cabos aéreos ou subterrâneos. Elétrica Residencial
Logo após chegar ao poste de uma casa, ela se direciona ao medidor e depois, para o quadro de distribuição, onde é distribuída a demasiado circuitos.
Tipos de Ligações
Ligação em Série:
Um conjunto de elementos elétricos, conectados um em seguida ao outro, de módulo a serem percorridos pela mesma corrente elétrica. De modo geral, evitam-se instalações de elementos elétricos em série, pois, se a corrente elétrica for interrompida, todos deixaram de funcionar.
Ligação Paralela :