nanotecnologia
O que é nanotecnologia?
É a capacidade de criar objetos de qualidade superior aos existentes hoje, a partir da organização dos átomos da forma desejada.
Roupas
Efeito da nanotecnologia: Eles podem se tornar bacteriostáticos, repelentes a insetos ou impermeáveis Como funciona: as nano partículas são adicionadas às fibras durante a fabricação do tecido. Nessas partículas ficam as substâncias encarregadas das diferentes propriedades. Elas proporcionam o efeito esperado, mas desaparecem depois de até cinqüenta lavagens
Quem descobriu O estudante de business de São Francisco, nos Estados Unidos, Amir Patel desenvolveu o tecido batizado de Silic que, segundo ele, é completamente à prova de manchas.
Usando técnicas da nanotecnologia, Patel integrou bilhões de partículas de sílica, um produto sintético usado para absorver umidade, às fibras.
O estudante explica que os sprays impermeabilizantes que estão no mercado podem causar náuseas, são cancerígenos e tornam o tecido áspero em pouco tempo. Como no Silic o componente impermeabilizante é microscópico e integrado à fibra, ele permanece sempre macio.
Começou a ser usada no começo de 2002.
A nanotecnologia ou nanotecnia é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros em ao menos uma dimensão, e incluí o desenvolvimento de materiais ou componentes e está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia