elementos e vitaminas
SAIS MINERAIS (macro e microelementos):
Assim como as vitaminas, os minerais devem ser oferecidos pelo meio ambientes em pequenas quantidades, mas essencialmente diferem delas por serem substâncias inorgânicas, são compostos de qualquer elemento químico, exceto o carbono que é orgânico.
Os elementos minerais são aqueles componentes dos tecidos animais e vegetais que constituem as cinzas, ou seja, o resíduo que fica depois de haver queimado a parte orgânica da matéria viva.
Funções gerais dos minerais:
Plástico: como constituinte das estruturas esqueléticas (ossos e dentes), como é o caso principalmente do cálcio e do fósforo.
Reguladora: para regular o equilíbrio ácido-base, a excitabilidade neuromuscular e para manter e regular propriedades físicas da matéria orgânica.
Macro mineral: Aqueles cujas necessidades diárias superam os 100 mg. Principais elementos: C,H,O,N,P,S,NA,K,Ca,Mg.
Micro mineral: Aqueles que a necessidade diária é inferior a 100 mg. Principais elementos: Fe, Zn, Cu,F,Cr,Mn.
IODO
Contendo, normalmente, de 20 a 30mg no nosso organismo, com mais de 75% na glândula tireoide e o restante distribuído por todo o organismo, como, particularmente, na glândula lactente mamária, na mucosa gástrica e no sangue o iodo tem uma única função conhecida que é como parte integrante dos hormônios tireóideos, sendo excretado primariamente pela urina e em pequenas quantidades nas fezes que vem da bile.
A deficiência de iodo durante uma gestação pode causar no feto deficiência mental, displegia espástica, surdo-mudez, bócio simples ou endêmico, quadriplegia. Já o excesso deste sal mineral pode suprimir atividade tireoidiana.
É encontrado ricamente em frutos do mar, tais como peixes de água salgada, moluscos, lagostas, ostras, mas também é encontrado em quantidade extremamente variável nos alimentos e na água de beber.
FERRO
O ferro tem um papel no transporte respiratório do oxigênio e dióxido de carbono e