Elementos representativos
A configuração eletrônica desses elementos é representada das seguintes formas: ns¹, ns² ou ns² np¹ a 5.
São pertencentes aos elementos representativos: metais alcalinos (grupo IA): ns1; metais alcalinos – terrosos (grupo IIA): ns2; família do boro (grupo IIIA): ns2np1; família do carbono (grupo IVA): ns2np2; família do nitrogênio (grupo VA): ns2np³; calcogênios (grupo VIA): ns²np4; halogênios (grupo VIIA): ns2np5; gases nobres (grupo VIIIA): ns2np6.
• Metais alcalinos
É um grupo de elementos químicos de propriedades muito similares, ele é formado pelos seguintes metais: Lítio (Li), Sódio (Na), potássio (k), Rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).
Os metais alcalinos representam uma configuração eletrônica terminada do tipo ns¹, esse elétron pode ser removido com facilidade, devido que o único elétron existente na camada de valência está relativamente afastado do núcleo, e os elétrons internos estão tão aproximados do núcleo, e muito mais firmemente ligados, sendo assim, sua remoção é bem mais difícil.
Esse grupo (IA) são os maiores no seu período da tabela periódica. Quando o elétron da camada mais externa é removido para a formação de um cátion, o seu tamanho diminui consideravelmente. Porém, a carga nuclear efetiva é a mesma para todos os elementos do grupo.
A primeira energia de ionização é muito baixa, portanto, é muito fácil retirar o elétron de valência de um átomo alcalino neutro. Do Li para o Fr o tamanho dos átomos aumenta, o elétron externo fica mais afastado ainda do núcleo e a energia de ionização diminui.
A segunda energia de ionização é muito alta, devido que envolve a remoção de um elétron de um íon positivo menor, cujos elétrons estão mais fortemente atraídos pelo núcleo.
Em