Exemplos de Elementos Representativos, Elementos de Transição Interna e Elementos de Transição Externa
Lítio
Símbolo: Li
Número atômico: 3
Prótons: 3
Elétrons: 3
Massa atômica: 7
História: O lítio foi descoberto por Johan August Arfwedson em 1817. Arfwedson encontrou o novo elemento nos minerais espodúmena e lepidolita provenientes de uma mina de petalita, minério descoberto em 1800 pelo brasileiro, naturalista e estadista, José Bonifácio de Andrada e Silva na ilha de Utö (Suécia). Em 1818 Christian G. Gmelin foi o primeiro a observar que os sais de lítio dão uma coloração roxa brilhante a uma chama. Ambos tentaram, sem êxito, isolar o elemento de seus sais, resultado finalmente obtido por W.T. Brande e Sir Humphry Davy efetuando a eletrólise do óxido de lítio. O nome do elemento provém do fato de ter sido descoberto em um mineral, embora fosse encontrado mais tarde como os outros metais alcalinos, nas cinzas das plantas.
Características: O Lítio, muito conhecido por ser utilizado na fabricação de baterias de Lítio metálico ou de íons de Lítio, é um metal alcalino de alto potencial oxidativo (na verdade, é o metal mais fácil de sofrer corrosão) pertencente à família 1A. Nas condições ambientes é sólido e macio, apresenta coloração branco-prateada e brilhante. É o metal mais leve que se tem conhecimento, com densidade igual a 0,534g/cm³, ou seja, quase metade da densidade específica da água. Por possui o calor específico mais alto dentre as substâncias sólidas, assim, é bastante utilizado em transferências de calor. É bastante instável (assim como os metais alcalinos, de uma forma geral, praticamente não existe livre na Natureza), sendo que reage violentamente com água liberando hidrogênio gasoso e formando hidróxido de Lítio. Além de ter muita afinidade química com a água (higroscópico), tende a formar óxidos facilmente.
Ocorrência e abundância: O Lítio é um metal raro na crosta terrestre (sua composição não excede 5ppm), entretanto não é comercialmente caro. As maiores fontes de Lítio disponíveis para extração são a lepidolita,