quimica
O primeiro grupo (1A) dos elementos químicos da tabela periódica é onde se encontra os Metais Alcalinos. Essa família é composta pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K) , rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). O hidrogênio não faz parte desse grupo.
Os Metais Alcalinos são chamados assim pois reagem facilmente com a água. Essa reação forma hidróxidos, que são substâncias básicas ou alcalinas, ao liberar o hidrogênio. Além disso, esses metais também reagem com oxigênio produzindo óxidos.
As principais características dos Metais Alcalinos são: baixa densidade, moles, muito reativos e eletropositivos. Os elementos que estão na parte de baixo do grupo 1A possuem a eletropositividade maior e são mais reativos que os elementos de cima dessa mesma família.
O hidrogênio, que possui um único elétron, está situado no mesmo grupo dos metais alcalinos, porém a energia para retirar o eletrón do hidrogênio é muito maior que de qualquer outro elemento dessa família. Devido a peculiaridade do hidrogênio prefere-se não classificar o hidrogênio como um Metal Alcalino e sim como um Não-Metal.
Metais Alcalino-Terrosos
O segundo grupo (2A) dos elementos químicos da tabela periódica é onde se encontra os Metais Alacalino-Terrosos. Essa família é composta pelos seguintes metais: berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e radio (Ra). O elemento radio possui um tempo de vida média muito curto.
O grupo 2A recebeu esse nome pois seus óxidos eram chamados de terras. Possuem propriedades básicas (alcalinas). Possuem eletronegatividade menor ou igual a 1,3 (escala de Pauling) e esse valor cresce na disposição dos elementos de baixo pra cima.
Os Metais Alcalino-Terrosos tem baixa densidade, são coloridos e moles. Todos são sólidos. Apesar de não reagir com água tão rápido como os Metais Alcalinos, os Metais Alcalino-Terrosos também formam hidróxidos fortemente básicos. Na reação com Halogênios eles formam