vacinação
INTRODUÇÃO:
A vacinação tem dois objetivos principais, ambos no sentido de diminuir a mortalidade precoce e a melhoria da qualidade de vida: eliminação de doenças no país e a proteção individual. E o profissional de saúde tem um grande papel no desenvolvimento de uma mentalidade voltada para ações preventivas, a avaliação de rotina do histórico vacinal nos ambulatórios é uma delas. Um momento oportuno é o da realização dos exames admissionais, quando deve ser exigido do trabalhador que apresente os certificados de vacinação atualizado.
A vacina é uma aliada do serviço de saúde ocupacional, pois a partir de ações simples e de baixo custo, podemos diminuir o índice de absenteísmo, evitando faltas, licenças temporárias por motivos de saúde e as aposentadorias precoces.
A vacinação pode ocorrer de 3 formas: na própria empresa; contratando uma clinica de vacinação com licença (economia de tempo e dinheiro) ou encaminhar os trabalhadores para o SUS (Sistema Único de Saúde). Se for de interesse da empresa que seu serviço médico aplique vacinas será necessário possuir:
Alvará de licenciamento para essa atividade específica; registro do serviço junto ao CRM; licença da Vigilância Sanitária para vacinar e registro junto ao setor da Secretaria Estadual ou Municipal responsável pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) em cada região.
É CONSIDERADO IMUNIZADO:
O profissional de saúde que tem 2 doses documentadas da vacina tríplice viral aplicadas após 1 ano de idade, com intervalo mínimo de 28 dias entre as doses.
O profissional de saúde que tenha 2 doses documentadas varicela desde que tenha sido aplicadas após 1 ano de idade.
O profissional de saúde que tenha recebido 3 doses da vacina de hepatite B também não é recomendado o teste sorológico para evidenciar a imunidade.
COMO AGE NO SISTEMA IMUNOLÓGICO:
O sistema imunológico é composto de células de defesa e fatores solúveis presentes no organismo ele é estimulado a