Vacinação
Tema: Vacinação
Bibliografia:
* Direção Geral de Saúde - Programa Nacional de Vacinação 2012 * POTTER, Patricia A.; PERRY, Anne Griffin – Fundamentos de Enfermagem: Conceitos e Procedimentos. 5ª edição. Loures: LUSOCIÊNCIA, 2006. p. 410-429. ISBN: 978-972-8930-24-0
Motivo da pesquisa
Em saúde comunitária, um dos cuidados essenciais para uma promoção e prevenção da saúde dos seus utentes é precisamente a vacinação. Não só a primovacinação mas também o seguimento do esquema recomendado pelo Plano Nacional de Vacinação, são bastante importantes para que os indivíduos adquiram imunidade a pelo menos 11 das mais comuns doenças que nos podem afetar no sentido de garantir uma proteção mais efetiva e duradoura desta imunidade.
Por todos estes motivos, é essencial, como estudante de enfermagem, solidificar os meus conhecimentos acerca desta temática para conseguir uma melhor prática não só durante estas semanas de ensino clínico mas também como investimento num futuro próximo.
SÍNTESE DA PESQUISA
Para entender como se efetua o processo de vacinação, é essencial compreender primeiro o significado de imunização. A imunização consiste na indução de resistência a dada doença infecciosa podendo ser natural ou adquirida e dentro desta ainda passiva ou ativa.
A imunidade natural é uma resistência inerente à espécie em relação a uma doença. A imunidade adquirida é uma resistência que o indivíduo adquire através de uma exposição a um agente patogénico ou a uma substância estranha ao seu organismo. A imunidade adquirida passiva é uma resistência induzida ao indivíduo através da introdução neste de anticorpos produzidos por outro podendo este ser resultado de um processo natural ou artificial. A imunidade adquirida ativa é então uma resistência adquirida pelo indivíduo em resposta a um estímulo antigénico. Este tipo de imunidade adquire-se através da administração de vacinas.
Vacinar Introdução de um antigénio no