Trabalho escolar sobre maias incas e astecas
De todas as civilizações ameríndias, as três que deixaram traços mais importantes de sua organização social, política, religiosa e econômica e do seu brilho, ainda hoje vislumbrando através das ruínas de seus monumentos e cidades, foram os maias, os astecas e os incas. Essas civilizações alcançaram o mais alto estágio de evolução no período da História Universal ou idade Média. Os astecas e os incas ainda estavam nesse elevado nível cultural quando foram descobertos e aniquilados pelos espanhóis, a partir de 1520. Neste período os maias já tinham desaparecido, deles os europeus só encontraram as ruínas, inexplicavelmente eles tinham abandonado suas cidades e templos já a muito tempo.
I - A civilização dos Maias
a - Histórico
Os maias não formaram um império unificado. Eles construíam centros um independente do outro, cada um tendo o seu crescimento, apogeu e decadência. Totalmente isolados e distantes da influência européia, cresciam suas cidades e sua cultura se desenvolvia. A decadência dos maias ocorreu por volta do século XIII, bem antes da invasão espanhola, que só veio ocorrer no final do século XV. Os maias desenvolveram vários campos: arte, educação, matemática e astronomia.
b - Localização
Os maias habitavam a região onde hoje estão a Guatemala, parte de Honduras e de El Salvador e a Península de Tucatã, no México.
c - A sociedade
A sociedade dos maias dividiam-se em três classes ou camadas: a primeira camada era formada pelos aristocracia ou nobres, que era formada pela família real, os principais ocupantes de postos do governo e