Vacinação
Todos sabemos a importância da vacinação como medida preventiva a vários agravos muito sérios. Sabemos também que o descuido sobre o calendário de vacinação é um problema sério que precisa ser enfrentado. Esse enfrentamento passa pelo conhecimento dos calendários de vacinação e também pela devida ênfase que se deve dar a eles.
Abaixo, transcrevemos o calendário de vacinação de adolescentes conforme estabelecido pela Portaria 597 em 08/4/06. CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DO ADOLESCENTE Portaria 597 de 08/04/2004
IDADE
VACINAS
DOSE
DOENÇAS EVITADAS
D 11 a 19 anos
1a. Visita ao Posto de Saúde
Hepatite B
DT (2)
FA (3)
SCR (4)
1a. Dose
1a. Dose
Dose Inicial
Dose Única
Hepatite B
Difteria e Tétano
Febre Amarela
Sarampo Caxumba Rubéola
1 mês após a 1a. Dose contra Hepatite B
Hepatite B
2a. Dose
Hepatite B
6 meses após a 1a. dose contra hepatite B
Hepatite B
3a. Dose
Hepatite B
2 meses após a 1a. dose contra difteria e tétano dT 2a. Dose
Difteria e Tétano
4 meses após a 1a. dose contra difteria e tétano dT 3a. Dose
Difteria e Tétano
A cada 10 anos por toda a vida dT (5)
FA
Reforço
Reforço
Difteria e Tétano
Febre Amarela
(1) O adolescente que não tiver comprovação de vacinação anterior, seguir este esquema. Se apresentar documentação com esquema incompleto, completar o esquema já iniciado.
(2) O adolescente que já recebeu 03(três) doses ou mais das vacinas DTP, DT ou dT, aplicar uma dose de reforço. É necessário doses de reforço da vacina a cada 10 anos. Em ferimentos graves, antecipar a dose de reforço para 05 (cinco) anos após a última dose. O intervalo mínimo entre as doses é de 30 dias.
(3) Adolescente que resida ou que vá viajar para área endêmica, ( estados: AP, TO,MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO, DF), área de transição ( alguns municípios dos