pibid
A falta da sedução obra do Paulo Coelho
Segundo o autor, a falta do fascínio pelo discurso do livro 'O Alquimista' é um forte motivo para não o ler, já que leitura do mesmo foi encontrado, a falta de coerência e uma mistura de besteira bem elaborada.
As contradições do O alquimista
Janito relata as contradições no livro do Paulo Coelho, tornando confusa as ideias que o personagem quer passar ao leitor, pois em determinadas partes do livro, ele defende uma tese, de que o homem deve viver focado somente no presente, e logo após trata essa ideia como uma ideia irracional, onde somente se aplica animas irracionais que não possuem historia nem planejam o futuro. A falta de estrutura textual
O escritor comenta a falta de estrutura no texto , onde os pontos internos do livro de Paulo Coelho não se relacionam um com o outro , de modo que, ele faz uma confusão interna nas próprias ideias, misturando e embaralhando-as tornando elas sem nexo .
Um herói sem atitudes
Segundo o autor , o protagonista do livro O Alquimista,não pode nem ao menos ser uma marionete literária , muito menos um herói, pois falta ao personagem atitude , ele trata o mesmo como alguem que não tem consistência ,que cria um mundo irreal e isso não convence o leitor .
A linguagem do personagem
Janito discute a falta de sentido no discurso do personagem, tratando-se de um pastor de ovelha, que lê clássicos literários , a narrativa do personagem não combina, deixando a fala do personagem sem coerência . Janito explicita isso na fala do personagem “Quando a gente vê as mesmas pessoas (…) terminamos fazendo …