Copa do mundo
— A Copa do Mundo se aproxima e tenho certeza que o nosso País fará a Copa das Copas. Tenho certeza da nossa capacidade. Tenho certeza do que fizemos, tenho orgulho das nossas realizações. Não temos do que nos envergonhar e não temos complexo de vira-latas.
Leia mais notícias de Brasil e Política
As declarações do ex-jogador causaram surpresa no Palácio do Planalto. Mais cedo, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, divulgou nota para rebater as críticas e disse que "a frase dita pelo Ronaldo, tomada de forma isolada, é um chute contra o próprio gol, já que ele foi parte do grande esforço para construir a Copa do Mundo".
O ex-atacante é membro do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo.
— Estou seguro de que não só o Ronaldo, mas todos os brasileiros e turistas estrangeiros que vierem nos visitar terão orgulho, e não vergonha.
Para Aldo, apontar as deficiências do País e procurar resolvê-las é dever de todos os brasileiros, principalmente daqueles que têm espírito público.
— Mas sentir vergonha do País não faz parte da solução.
A Revista Le Monde Diplomatique Brasil, do mês de novembro/2011, traz como tema central a Copa do Mundo é Nossa. E a capa nos brinda com várias interpretações. Ao olharmos a taça, objeto de desejo dos maiores times do mundo, está desenhada e coberta por mãos e notas de dinheiro, demonstrando a lógica dos artigos e a crítica ao modelo de cidade corporativa que as obras e investimentos estão impondo as cidades brasileiras.
A primeira vista a capa desta edição temática, já traz em si o que os artigos, entrevista, pretendem nos oferecer como degustação para este tema, e como a Copa vem permeando os corações e mentes dos (as) brasileiros (as). Seja