Elementos presentes no ato da comunicação
1. O emissor ou destinador é o que emite ou envia a mensagem. É ele que codifica, ou seja, formula a sua mensagem num código. A função da linguagem que lhe está associada é a função emotiva.
2. O receptor ou destinatário é o que recebe a mensagem. Tem por função descodificar a mensagem, ou seja, que o próprio comportamento do destinatário tenha sido afetada por ela. Receber a mensagem não implica compreendê-la, embora isso, muitas vezes, fosse desejável. Quando a comunicação está centrada no receptor, procurando agir sobre a sua vontade, dizemos que a função da linguagem é a apelativa.
3. A mensagem é o objeto da comunicação e é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas. A função da linguagem que lhe está associada é a função poética.
4. O canal de comunicação é o meio ou via de circulação por onde passam as mensagens. O canal de comunicação é constituído pelos meios materiais e técnicos que asseguram que a mensagem transite.
5. O código é um conjunto de signos e regras que permitem a construção da mensagem. Diz-se codificar ao trabalho do emissor em organizar a mensagem com esse código; e descodificar à identificação do código pelo destinatário. Se a mensagem não for compreendida pelo receptor pode suceder que ele desconheça o código ou que não entenda todos os signos emitidos. A função da linguagem que lhe está associada é a função metalinguística.
6. O referente é constituído pelos objetos reais aos quais a