Processo de organizaçao
Assim como a organização, a palavra controle pode assumir vários significados em administração.Trataremos do controle como a última etapa do processo administrativo, a quarta, após o planejamento, a organização e a direção, sendo o mesmo fundamental para garantir um bom desempenho da administração organizacional.
Controlar nada mais é, que saber se o que foi planejado e organizado está dando os resultados esperados, é medir o sucesso ou insucesso de todo o processo administrativo para saber se ele está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados.
Esse processo se aplica em todas as etapas da organização. Estando a empresa devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento e uma avaliação de todos os aspectos do desempenho da mesma, com intuito de se executar o que foi planejado e corrigir possiveis erros ou desvios de acordo com normas e padrões desejados pela empresa.
O controle abrange todos os agentes da atividade administrativa. Por esse motivo, diversas são as formas de exercicio, e inúmeras são as denominações dadas a ele.
Controle e planejamento são conhecidos como funções gêmeas da administração. As duas tem como finalidade a eficiência da organização. Nada adianta planejar se não tiver controle. tudo em nossa vida precisa ser controlado!
O controle pode ser dividido em três tipos: controle estratégico, tático e operacional.
Slide 2 Controle estratégico
Também chamado de controle organizacional, é um controle feito a longo prazo. Sua finalidade é assegurar que os resultados satisfaçam às metas, ou seja, que o desempenho real contiga com o que foi anteriormente estabelecido pela empresa. Isso é feito através de acompanhamentos e comparações entre as situações alcançadas e as previstas. Seu conteúdo geralmente é genérico pois abrange a empresa como um todo. E, devido ao fato de existirem muitos tipos de controles: financeiros, contábeis, de produção, de qualidade, etc. torna-se