A familia a base da sociedade
Edimeire Santos Oliveira, Ana Paula dos Santos, Luciene Pereira de Oliveira Figueiredo.
A FAMÍLIA É A BASE DA SOCIEDADE
A FAMÍLIA BRASILEIRA
Santo Amaro – Bahia
2012
Universidade Salvador – UNIFACS
Edimeire Santos Oliveira, Ana Paula dos Santos, Luciene Pereira de Oliveira Figueiredo.
A FAMÍLIA É A BASE DA SOCIEDADE
A FAMÍLIA BRASILEIRA
Trabalho da disciplina Antropologia do curo de Serviço Social - NUPPEAD 2012.2 apresentado à Universidade Salvador – UNIFACS. Profª Karen Sasaki
Santo Amaro – Bahia
2012
INTRODUÇÃO
Nesse contexto, discutiremos os conceitos, valores, diferencias e a importância da família brasileira na sociedade. Com análise desses conceitos, favoreceu a entender, e compreender, como séria a sociedade, sem a família brasileira.
Isso foi o suficiente para perceber, como a mesma vem se modificando, no Brasil desde o século xix. Foi através desses conceitos, que realizamos uma pequena entrevista, com uma humilde família, nuclear, composta por pai, mãe e filhos, analisando as discussões e fatos reais.
Percebe- se que a família, é vista como produto, da sociedade contemporânea, uma vez que a globalização e a procura persistente de realizações pessoais e profissionais fez com que a família se restringisse ao pai mãe e filhos, porem, não existe mais modo produtivo, sendo assim um elemento nuclear que dar suporte fático da família na garantia, da realização de afetividade1.
A FAMÍLIA BRASILEIRA
A família brasileira, conhecida por nuclear a qual é formada por: pai, mães e filhos. O termo “família” é derivado do latim familus (que significa “escravo doméstico”).
Percebe-se que desde os primórdios a família brasileira vem passando por várias mudanças na sociedade como nas áreas social, cultural e econômica. Como a família é uma instituição social, esse conceito se mantém sendo o maior exemplo o