Portugues Jurídico
Curso: Direito
Disciplina: Português Jurídico
Prof. Msc. Ana Carvalho
Teoria e elementos da comunicação
Para que a comunicação ocorra, é necessário que seis elementos estejam presentes: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto. Cada um deles exerce um papel essencial no processo de comunicação, e qualquer falha com um desses elementos pode prejudicar ou invalidar a percepção ideal da mensagem. Trataremos aqui tais elementos levando em conta a comunicação objetiva e cotidiana, entendendo que, na comunicação literária, outros fatores podem estar envolvidos.
Emissor:
É o remetente da mensagem, aquele que elabora sua idéia e a transforma em código para ser enviada ao receptor. O processo de codificação da mensagem exige do emissor que ele:
a) conheça o código utilizado e suas peculiaridades;
b) construa sua fala dentro das regras convencionadas pela língua;
c) estruture sua fala de forma inteligível e clara;
d) escolha o canal adequado para fazer sua mensagem chegar ao receptor;
e) perceba o contexto da comunicação e se seu receptor compartilha esse mesmo referencial.
Receptor:
É o destinatário da mensagem, aquele que, ao recebê-la, realiza o processo de decodificação. Para que ela se dê efetivamente, é necessário que o receptor:
a) conheça o código utilizado e suas peculiaridades;
b) reconheça as regras da língua utilizada pelo emissor;
c) compreenda o sentido expresso na mensagem;
d) tenha o canal aberto para receber a mensagem;
e) compartilhe o mesmo referencial em que se baseia a mensagem do emissor;
Mensagem:
É o conteúdo e o objetivo da comunicação. Como centro do processo de comunicação, só se concretiza de forma plena com a presença articulada de todos os outros elementos.
Canal:
É o meio que possibilita o contato entre o emissor e o receptor ou que leva a mensagem até este. É necessário que o canal esteja livre de ruídos que possam atrapalhar ou impedir a chegada da mensagem ao