Portugues juridico
MEDEIROS, João Bosco; TOMASI, Carolina. Português forense: a produção do sentido. São Paulo: Atlas, 2004.
Linguagem, Sistema, Língua e Norma
Conceitos:
1. Linguagem - é um sistema de signos utilizados para estabelecer uma comunicação. A linguagem humana é, de todos os sistemas de signos, o mais complexo. Fruto de aprendizagem social e reflexo da cultura de uma comunidade, o domínio da linguagem é relevante na inserção do indivíduo na sociedade.
1. 1 Linguagem Verbal – é uma faculdade que o homem utiliza para exprimir seus estados mentais por meio de um sistema de sons vocais denominado língua. Esse sistema organiza os signos e estabelece regras para o seu uso. Assim, pode-se afirmar que qualquer tipo de linguagem desenvolve-se com base no uso de um sistema ou código de comunicação, a língua.
A Linguagem é uma característica humana, universal, enquanto a Língua é o código de comunicação particular de uma comunidade, um grupo, um povo.
As linguagens não verbais oferecem maior dificuldade de interpretação, visto que seus significados não são universais: balançar a cabeça, fazer figa etc.
2. Sistema – é uma organização que rege a estrutura de uma língua. Segundo Dubois (1988), “sistema é um conjunto de termos estreitamente correlacionados entre si no interior do sistema geral da língua. Fala-se, assim, do sistema do número no português (singular X plural), do sistema verbal, do sistema vocálico etc”.
• sistema verbal: morfema -o: marca a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo (canto/vendo/parto);
• sistema morfológico: sufixos -ção e –mento (formam substantivos derivados de verbos: povoar/povoação; distribuir/distribuição; tratar/tratamento; alagar/alagamento etc.;
• no domínio da sintaxe: os complementos verbais quando constituídos por substantivos normalmente se dispõem na ordem complemento direto + indireto (Dei um