Apostila para estudo de Lingua Portuguesa
ÍNDICE
Elementos da Comunicação
Natureza do signo
Códigos verbais e códigos não verbais
Contexto comunicativo
Ruído e redundância
Funções da linguagem e intenção comunicativa
Etimologicamente, comunicação significa tornar comum, implica interação, troca de mensagens.
Comunicação é um processo, um encadeamento ou sucessão de fenômenos ligados à troca de mensagens. Por isso, o sucesso ou fracasso na comunicação não pode ser atribuído a um único fator, uma vez que no processo de comunicação intervêm vários elementos básicos.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
O esquema da comunicação pode ser representado da seguinte forma:
Nenhum ato comunicativo seria possível, na ausência de qualquer um desses elementos. De fato, é necessária a intervenção de, pelo menos, dois indivíduos, um que emita, outro que receba; algo tem que ser transmitido pelo emissor ao receptor; para que o emissor e o receptor comuniquem é necessário que esteja disponível um canal de comunicação; a informação a transmitir tem que estar "traduzida" num código conhecido; finalmente todo o ato comunicativo se realiza num determinado contexto e é determinado por esse contexto.
Elementos da Comunicação
O emissor ou destinador é o que emite a mensagem; pode ser um indivíduo ou um grupo (firma, jornal, etc.)
O receptor ou destinatário é o que recebe a mensagem. A comunicação só se realiza efetivamente se a recepção da mensagem tiver uma incidência observável sobre o comportamento do destinatário.
A mensagem é o objeto da comunicação; ela é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.
O referente é constituído pelo contexto, pela situação de comunicação.
O canal de comunicação é a via de circulação das mensagens. Ele pode ser definido, de maneira geral, pelos meios técnicos aos quais o destinador tem acesso, a fim de assegurar o encaminhamento de sua mensagem para o destinatário: