ELEMENTOS HISTÓRICOS SOBRE A EDUCAÇÃO RURAL A PARTIR DO SÉCULO XX
CASCAVEL
ELEMENTOS HISTÓRICOS SOBRE A
EDUCAÇÃO RURAL A PARTIR DO SÉCULO XX
Gilson Leske
Objetivo
O trabalho tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre elementos históricos que demarcam a trajetória da educação ofertada no meio rural brasileiro e paranaense a partir do século XX.
Embasamento da Pesquisa
- Análise bibliográfica
- Legislação educacional
Educação rural x Educação do campo
“O sentido da educação rural aparece quando há referência à política educacional do início e decorrer do século XX, cuja preocupação era com ações que pudessem superar o ‘atraso’ presente entre os trabalhadores e moradores do espaço rural. Já o sentido de Educação do Campo aparecerá quando estiver em destaque a ação dos movimentos sociais e as parcerias em desenvolvimento neste início de século, oriundas da dinâmica social do campo no final do século XX. É um conceito configurado a partir da ação dos movimentos sociais do campo, destacando os aspectos da identidade e da cultura.” (SOUZA, 2006, p. 51).
Aspectos históricos sobre a educação rural
A educação do meio rural brasileiro se encontrava marcada por um quadro de elevada precariedade, contanto com um alto índice de analfabetismo.
No contexto do início da industrialização e a acentuação do êxodo rural foi o momento em que a educação rural entra em pauta. Propõe-se desenvolver estratégias fragmentadas a fim de adaptar os camponeses, a atender nos novos padrões da agricultura buscando seu enquadramento ao sistema produtivo que se modernizava em detrimento ao sistema industrial emergente.
A elaboração de uma proposta de educação gerida no interior dos movimentos sociais ainda não estava em pauta até o final da década de 1950. Até esse período, conforme Hidalgo: “[...] os movimentos sociais ligados ao campo não tiveram protagonismo no processo de elaboração das propostas na área da educação[...]”.(2012, p. 252).
A