Elementos gímnicos
Elementos Gímnicos
Ginástica de Solo e Ginástica de Aparelhos
Margarida Vieira nª14 9ªC
Agrupamento de Escolas de Silves Sul Escola de Ensino Básico dos 2º e 3º Ciclos Dr. António da Costa Contreiras
Ginástica de Solo
Elementos de Ligação Roda
A roda deve fazer-se tendo em conta uma linha imaginária sobre o tapete, para que a figura possa sair direita. Começa-se por colocar uma mão seguida da outra sobre a linha e depois passa-se os membros inferiores (pernas) para o outro lado do corpo, esticados e na vertical. Faz-se o segundo e terceiro apoio colocando um pé seguido do outro sobre a linha e retira-se as mãos uma de cada vez. O corpo fica na vertical, com as pernas esticadas e os braços esticados para a frente na posição em que ficaram após terminar o movimento.
Rodada
Tal como a roda, a rodada deve fazer-se tendo em conta uma linha imaginária. Começa-se por colocar uma mão seguida da outra sobre a linha e depois passa-se os membros inferiores (pernas) para o outro lado do corpo, esticados e na vertical. O terceiro e quarto apoios são feitos ao mesmo tempo, colocando os pés sobre a linha no tapete. O corpo fica na vertical, com as pernas esticadas e os braços esticados para a frente na posição em que ficaram após terminar o movimento.
Margarida Vieira nª14 9ªC
Agrupamento de Escolas de Silves Sul Escola de Ensino Básico dos 2º e 3º Ciclos Dr. António da Costa Contreiras
Enrolamentos Enrolamento à frente
O enrolamento, ou cambalhota, à frente inicia-se de pé com os membros esticados e passa-se para a posição de cócaras, com as pernas flectidas, as mãos sobre os ombros e o queixo a bater no peito. Dá-se um impulso para a frente e provoca-se um desequilíbrio, fazendo com que o corpo na posição engrupada dê uma volta de 360º. O movimento termina da mesma forma que começa.
Enrolamento à retaguarda
O enrolamento, ou