ginastica artistica
JEAN CARLO BÚFALO DA SILVA PINTO
APARELHOS FEMININOS E MASCULINOS DA GINÁSTICA ARTÍSTICA
SOROCABA
2014
JEAN CARLO BÚFALO DA SILVA PINTO
APARELHOS FEMININOS E MASCULINOS DA GINÁSTICA ARTÍSTICA
Trabalho referente ao componente
Curricular Ginástica Artística , sob a orientação
Do professor Raquel Hashimoto, do curso
De Licenciatura em Educação
Física, 3º Semestre
SOROCABA
2014
Aparelhos Femininos da Ginástica Artística
As mulheres disputam provas em quatro aparelhos diferentes. Os aparelhos femininos são o solo, o salto de cavalo, a trave olímpica e as paralelas assimétricas.
Solo: Enquanto aparelho, é um estrado de 12x12m feito de um material elástico que amortece eventuais quedas e ajuda ao impulso dos saltos acrobáticos e gímnicos. Como modalidade, os exercícios têm uma duração de 70 a 90 segundos para as mulheres. Durante a prova, são realizados movimentos acrobáticos e gímnicos anteriormente pontuados (nota de partida). Os exercícios femininos têm a particularidade de incluir acompanhamento musical instrumental.
Salto de cavalo: É a prova mais rápida da ginástica artística. Dura aproximadamente 50 segundos, incluindo apenas o momento dos dois saltos aos quais, o ginasta tem direito. A prova é composta por uma pista de corrida de 25 metros, que termina num trampolim de impulso e finalmente na mesa de saltos – de dimensões 120 x 95 cm. O salto é considerado um evento de explosão muscular, possuidor de uma margem mínima para erros.
Trave Olímpica: É um dos dois aparelhos de execução unicamente feminina. A trave em si é uma barra revestida com material aderente, situada a 1,25 metros do chão, com cinco metros de comprimento e dez centímetros de largura, onde a atleta deve equilibrar-se e realizar saltos gímnicos, elementos acrobáticos e pivots.
Barras Assimétricas: Este aparelho é atualmente fabricado com