elementos goticos
Em cruzaria:
Em aresta: Abobadas de berço :
Abóbada de combados
Acarcada
Sucessão de arcos. É formada por uma sequência de arcos, em geral formando um plano divisor de espaços, os quais se assentam em colunas.
Arco ogival
O arco ogival é um elemento que veio substituir o arco de volta perfeito utilizado no Românico. Geometricamente, a ogiva é mais difícil de ser projetada, no entanto, distribui melhor as forças, aumentando a eficiência do complexo. Trata-se de uma estrutura com dois elementos instáveis (pois cada arco tende a cair em uma direção diferente) que ao se oporem, fortalecem-se. Neste tipo de arco a altura do arco (flecha) é maior do que a largura (luz).
Arcobotante
O arcobotante é uma construção em forma de meio arco, erguida na parte exterior dos edifícios para apoiar as paredes e repartir o peso das paredes e colunas. Só assim se conseguiu aumentar as alturas das edificações, dando-lhe a forma e função necessaria, com a técnica da época.
Contraforte
Um contraforte é um reforço de um muro ou muralha, geralmente constituído de um pilar de alvenaria na superfície externa ou interna de uma parede, para sustentar a pressão de uma abóbada (onde também pode funcionar em conjugação com o arcobotante), terraço ou outros esforços que possam derrubá-la.
Deambulatorio
O termo arquitectónico deambulatório, também designado por charola, é originário do latim ambulatorium e significa local para andar, deambular. Em geral define-se como uma passagem que circunda uma área central e que