Cosméticos Utilizados na Limpeza de Pele
INTRODUÇÃO
Os cosméticos são os grandes aliados do profissional da estética, pois com eles alcançamos os objetivos em relação à manutenção e equilíbrio da pele4. Um dos desafios dos cosméticos para realização da limpeza de pele é romper uma das principais funções da pele: a barreira cutânea entre os meios endógeno e exógeno.
Podemos acrescentar que, para trabalhar na área estética, não basta dominar a ciência biológica, mas a ciência cosmetológica é fundamental4.
Os cosméticos são utilizados com diversas finalidades, como higiene, proteção, correção e prevenção das alterações da pele e seus anexos, lembrando que o veículo deve ser adequado ao tipo cutâneo e os princípios ativos devem ser adequados às suas necessidades ou às de seus anexos, sem provocar efeitos indesejáveis de nenhuma ordem.
TIPOS DE PELE Quanto ao grau de oleosidade, a pele pode ser normal, seca, mista, sensível ou oleosa. Mas, apesar dessa divisão, todas as peles têm uma concentração maior de glândulas sebáceas na zona T do que nas regiões laterais da face. Assim, todas as peles secas são menos secas na região médio-facial, o que também ocorre com as peles normais e oleosas. 11
Cada tipo de pele pede cuidados diferenciados:
- Pele Seca: Na hora da limpeza, jamais use sabonetes comuns, pois vai ressecar ainda mais a pele. Utilize sabonetes hidratantes com óleos, específicos para pele seca. Na hora de tonificar, use tônicos para pele seca, não use loções a base de álcool ou adstringente. Para hidratar, use e abuse de hidratantes na forma de cremes, pois o creme contém óleo em grande quantidade, o que impede a desidratação das células. Não se esqueça do protetor solar diariamente para ajudar do desaceleramento do aparecimento das rugas, já que a pele seca tem mais tendência. Na hora de tonificar, use tônicos para pele seca, não use loções a base de álcool ou adstringente.
-