trabalho
14/01/2014
Qualquer representação comercial ou força de vendas de uma empresa, para ser bem sucedida, precisa contar com uma equipe de vendas de alta eficiência. Para isso, é indispensável um gerenciamento adequado, que valorize as qualidades dos profissionais, coloque metas ambiciosas (mas realizáveis) e não dispense a capacitação contínua.
Mas a questão é: como executar essas premissas e colocá-las em prática, no dia a dia? Selecionamos 11 dicas
Portanto, de modo a auxiliar a atingir tais objetivos, a seguir apresentamos algumas sugestões para auxiliar todo representante comercial a gerenciar, de forma plena, sua equipe de vendas.
1) Importância da seleção
Primeiramente, para que se tenha uma boa equipe de vendas, contratações eficazes são essenciais. Ou seja, o direcionamento para a seleção de candidatos deve se pautar pelos colaboradores com mais experiência e também melhor preparo emocional. A representação exige transformar o que poderia parecer obstáculo em motivação para o trabalho. Um ditado no mundo dos negócios diz que pessoas A contratam sempre pessoas A+, enquanto pessoas B contratam C ou menos. O que isso quer dizer? Conheça seus pontos fortes e procure ter ao seu lado verdadeiros parceiros, em competência e vontade de vencer. 2) Meritocracia
As pessoas que obtiverem melhores performances merecem, evidentemente, ser reconhecidas por seus méritos e recompensadas por isso. Os que apresentarem um trabalho mediano deverão ser analisados, caso a caso, em busca de caminhos para o aperfeiçoamento e superação das dificuldades apresentadas.
3) Cuidado com comissão
Há muitos líderes de vendas que dão compensações apenas via comissão a seus contratados. Antes de decidir a melhor prática, vale se questionar como as comissões funcionam e qual formato seria mais adequado para sua equipe, se comissão mais renda fixa ou apenas comissão. Afinal esta pode ser uma importante