Caracteristicas da arquitetura gotica
As características da arquitetura gótica européia que podem ser encontradas também na Igreja Ascensão são: o verticalismo, as abóbadas de arcos cruzados, paredes leves e finas, contrafortes, torres, agulhas, portas principais com arqueovoltas, janelas compridas, finas e com vitrais.
Para Gozzoli, os arquitetos góticos eram dominados pela idéia de verticalidade, por isso procuraram compor uma estrutura mais pontiaguda que tendesse para o alto. A abóbada sustentada por uma cruzaria ogival foi à solução encontrada. Este tipo de abóbada, “é composto por arcos ogivais, os quais são agudos e apontam para o alto, as nervuras também são em ângulo agudo e o fecho da abóbada se encontram num ponto mais elevado em relação ao da abóbada de cruzaria” (GOZZOLI, 1984, p.12)
No interior da Igreja da Ascensão é possível notar no teto as arestas/nervuras (estruturas que suportam o peso da abóbada e se cruzam na forma de um X, a dividindo assim, em quatro partes), que se encontram no ponto mais alto, o qual é chamado de chave da abóbada. Contudo, podemos notar que esse tipo de abóbada é mais simples que algumas igrejas em estilo gótico construídas na Europa, pois os arcos ogivais encontram-se no alto e se apóiam em contrafortes, as quais só são vistas do lado externo. Ao contrário do que acontece na Sinagoga de Praga, na República Tcheca, por exemplo, onde de cada capitel das meias colunas junto à parede, sai um arco toral que delimita a abóbada de cruzaria e as nervuras que recebem o seu peso; e o contrário também da catedral de Colônia, na Alemanha, a qual possui sucessivos pilares e arcos para sustentar a abóbada.
Essa diferença é verificada, porque a Igreja da Ascensão possuiu uma nave única, típica do estilo gótico catalão (da cidade da Catalunha, na Espanha) não uma nave central e outras duas colaterais como se verifica na maioria das igrejas góticas da Europa, e, pelo próprio fato