Psicologia
1.1- DEFINIÇÃO: servem para explicar o porquê e como os fenômenos ocorrem, na tentativa de evidenciar os fatos o qual corresponde.
1.2- IMPORTANCIA: É essencial para aprofundar e compreender vários assuntos.
2. –TIPOS DE CONHECIMENTOS
2.1- Conhecimento Popular: fundamentado com base em variações de ânimo e emoções. É um senso comum. Conhecimento que implica na coexistência de dois princípios, isto é, de um lado o sujeito querendo conhecer e do outro o objeto conhecido. O valor do sujeito se funde com o objeto conhecido. E esta limitada pela familiaridade com o objeto, e não pode ser seduzido a uma formulação geral. Muitas vezes são crenças, mas se perpetuam ao longo do tempo.
2.2- Conhecimento Filosófico: esse conhecimento se baseia em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação, se baseia também na experiência e não da experimentação. Esse conhecimento é sistemático, porque suas hipóteses e enunciados visam a uma representação da realidade. E é infalível e exato, pois na busca da realidade busca definir o instrumento capaz de analisar a realidade. Esse conhecimento questiona os problemas humanos e diferencia o certo e o errado na razão humana.
2.3- Conhecimento Religioso: apoia-se em doutrinas que contém relação com o sagrado. Esse conhecimento é considerado infalível e indiscutível, por ser relacionado com o sobrenatural. É sistemático, como é considerado obra do criador divino, e suas evidencias não são verificadas, porque está sempre subentendido na fé.
2.4- Conhecimento Científico: baseia-se na apuração e constatação. Busca sempre provas concretas. Ele pode ser:
-Contingente: pois suas hipóteses pode ser verdade ou falsa, baseado na experimentação;
-Verificável: suas afirmações que não forem comprovadas, não pertencem ao âmbito da ciência;
-Falível: por não ser definitivo absoluto ou final;
-Aproximadamente exato: devido a os desenvolvimentos de novas técnicas, podem reformular a teoria já existente.