DO RENASCIMENTO AO GOTICO
-Introdução (3-4)
-Detalhes da arquitetura Renascentista (5-6)
-Imagens da arquitetura renascentista (7-8)
-Detalhes da arquitetura gótica (9-10)
-Imagens da arquitetura gótica (11-12)
-Comparação (13-14)
-Bibliografia (15)
Do Renascimento ao Gótico
História do renascimento
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Deu inicio na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI.
Catedral de Santa Maria Del Fiore, Firenzi, Itália. Filippo Brunelleschi, 1438.
História do Gótico
O gótico é um estilo que segundo pesquisas, é evolução do estilo românico e que precede o estilo renascentista. Conhecido como a Arte das Catedrais, desenvolveu-se na Europa, especialmente na França, durante a Idade Média, no florescer do Renascimento do Século XII – uma era de transformações políticas, sociais, culturais e econômicas que ocorreu na Europa Ocidental. Este movimento vem se contrapor à severidade da escola anterior, a românica, desenvolvida principalmente em Portugal. A arte gótica vigora na Europa até a chegada do Renascimento Italiano, quando o classicismo romperá com esta linguagem artística.
Catedral de Chartres, 1145.
Visível a dezenas de km de distância, a Notre-Dame de Chartres é considerada como a catedral gótica mais representativa, mais completa e melhor conservada (a maioria dos vitrais e esculturas são originais). Desde o século IV, foi vária