Elementos do Processo de Comunicação
772 palavras
4 páginas
Elementos básicos do processo de comunicação – Parte 1 A comunicação pode ser entendida como um processo de transferência de informações e influenciação, envolvendo duas ou mais pessoas. Conforme destaca David Berlo, em sua obra O Processo da Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 18, até meados do século XX, a visão dominante sobre comunicação envolvia a separação entre seus aspectos informativos, entendidos como um apelo à mente e persuasivos, vistos como um apelo à alma. Atualmente, porém, tem prevalecido um entendimento contrário à dicotomia entre corpo e mente, entre emoções e formulações intelectuais. Portanto, ao instituir um processo de comunicação, uma organização deverá preocupar-se tanto com a qualidade das informações em termos de sua coerência lógica quanto com o poder de influência implícito no processo. Aristóteles foi um dos pensadores que lançaram a base para o entendimento do processo de comunicação. Para ele, três são os elementos fundamentais deste processo, conforme citado por David Berlo, no livro O Processo da Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 38: quem fala, o discurso e a audiência. Ainda que mais complexos, com a incorporação de novos elementos, os modelos contemporâneos de comunicação estão calcados nestes três elementos básicos. O desenvolvimento das formas de comunicação levou à construção de um modelo interpretativo mais amplo do que o apresentado por Aristóteles. Assim, o processo de comunicação é visto hoje como contendo os seguintes elementos: 1. O emissor ou fonte – é o indivíduo ou grupo que emite a mensagem.
2. A codificação – codificar uma mensagem significa formular o conteúdo através de símbolos (palavras, desenhos, gestos etc.) e selecionar o veículo eficaz para sua transmissão.
3. A mensagem – considera-se mensagem qualquer informação ou estímulo que pretendemos transmitir a alguém, envolvendo informações e/ou sentimentos.
4. O canal – é o veículo utilizado