Elemento da linguagem visual: Linha
Desde os tempos pré-históricos que o homem tem observado a linha e se serviu dela para transmitir as suas mensagens.
As pinturas rupestres, as figuras gravadas na rocha, os gravados em utensílios de cerâmica, comprovam a sua aplicação desde há muitos, muitos anos atrás.
A linha, ou traço, pode ser definida como o rastro que um ponto deixa ao se deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns dos outros. Podemos ter várias classificações para a linha na leitura de imagem, elas podem ser classificadas pelo movimento, pela direção, pelo tamanho, pela espessura e pela cor. Cada uma sugere uma sensação diferente.
Classificações da linha:
MOVIMENTO:
Linhas estáticas e linhas dinâmicas: As linhas estáticas são consideradas as linhas que parecem estar paradas, elas são linhas retas contínuas pode dar uma impressão de rigidez e dureza. Enquanto que as linhas dinâmicas são consideradas as linhas que tem maior movimento, elas são linhas curvas, fluidas, pode sugerir suavidade e sinuosidade.
DIREÇÃO: As linhas podem também ser classificadas por sua direção, elas podem ser: Horizontais (indica repouso e também pode se expressar quietude). Verticais ( indica equilíbrio, aparece em muitas obras de arte como expressão de espiritualidade e elevação). Inclinadas (faz parecer que algo está prestes a se movimentar, sugere instabilidade, movimento) .ou com direção mistas que compõe no começo com uma direção e termina em outra.
TAMANHO: As linhas podem ser classificadas pelo seu tamanho. As linhas podem ser longas ou curtas.
ESPESSURA: As linhas podem ser classificadas por sua espessura. Elas podem ser finas, grossas ou mistas, esta última acontece quando as linhas começam de uma espessura e variam em seu meio ou fim.
ONDULADA:
É um tipo de linha curva. Sugere movimento suave e rítmico.
COR: As linhas podem ser classificadas pela sua cor.
ONDULADA: É um tipo de linha